quinta-feira, dezembro 11, 2003

Descobrir os Baragouineurs

Torna-se difícil definir este projecto de Claude Darmor e Gilles Evilaine (creio que eles próprios têm alguma dificuldade). Sabemos que vivem na Bretanha e que nutrem de um amor profundo pela cultura tradicional da sua região francesa. Imaginem que estes senhores tinham ouvido os três interessantes álbuns projecto Megafone e decidido convertê-los, de uma forma extremada, à realidade bretã.

O resultado seria por certo BPM, um disco onde a boa disposição (o gozo à europop, à pop, ao rock, à dita world e a tudo o que se leva demasiado a sério) e, claro, o mais profundo nonsense coabitam de forma descarada. BPM uma vez que é de batidas por minuto que falamos, mais precisamente entre 90 e 160 bpm. Batidas das quais se usa e abusa, mas com bastante imaginação, de forma a não cansar os ouvidos, uma vez que as letras são, essas sim, quase incompreensíveis e estruturalmente repetitivas, como de resto é de toda conveniência no estilo musical em questão – música popular tradicional perfeitamente cantarolável. Exemplo disso são os temas inesquecíveis e carregados de antologia Le Tour Des DJ’s, Mon Père M’a Donné Un Mari, Ma Cousine Pauline e Les 2 Coqs.

O futuro passará certamente pela edição de uma gramática e de um dicionário monolingue Baragouin, sem esquecer o incontornável dvd com o concerto integral, a versão “cante connosco em karaoke”, “os vinhos recomendados da região para quem não gosta da nossa cerveja” e “aprenda a dançar as nossas impagáveis danças”, vertentes verdadeiramente lúdicas como bónus à componente musical. É mesmo caso de ouvir para crer. (site: Les Baragouineurs ; classificação: 9 em 10)