terça-feira, agosto 22, 2006

Grande onda no Maré 2006


Os factos
Mais de 700 pessoas pagaram para assistir aos Blablabla DJs, DJ João Xavier e DJ Afonso no Festival Maré de Agosto, Praia Formosa, Santa Maria, Açores. Mais de uma centena de convidados (entre jornalistas, fotógrafos, músicos, técnicos, organização, etc.) marcaram presença na "Spirrit" Party - festa de abertura do festival.

Como foi (ponto de vista jornalístico)

«A noite de boas-vindas do festival, com o curioso título de "Spirrit" Party, começou e terminou, já passavam das 7 da manhã, com o trance tribal do açoriano DJ Afonso. Pelo meio, quase um milhar de pessoas assistiu às actuações dos Blablabla DJs – uma mistura equilibrada de breakbeats, electro, techno, house, hip hop e rock, com frequentes passagens e variações de estilo (o que lhes falta em perícia sobeja em polivalência) – e do DJ João Xavier do CC (Sic Radical), num alinhamento recheado de house, techno, electro e muita teatralidade na performance. Saliente-se, ainda, a projecção de vídeo, elemento fulcral que deu cor às actuações ao longo de toda a noite».


Como foi (realmente)
Foi mesmo incrível. Durante duas horas os Blablabla DJs tomaram o Maré de Agosto de assalto, com o público ao rubro, realmente surpreendido com as arrojadas escolhas musicais da dupla Blablabla (Filipe Pedro/Luís Mateus). A ideia inicial era o Luís centrar-se mais no VJ do que no DJ, mas os leitores de DVD proporcionados dificultaram a acção, acabando por usar apenas imagens da trilogia QATSI e outras imagens preparadas para VJing, e nem tocar no DVD dos telediscos (que incluiam algumas pérolas como "Cannonball" das Breeders, "Sabotage" dos Beastie Boys, "Date With The Night" dos Yeah Yeah Yeahs, "Smack My Bitch" dos Prodigy, "Girls And Boys" dos Blur, "Windowlicker" do Aphex Twin, "Afrika Shox" dos Leftfield ou "Star Guitar" dos Chemical Brothers). Por isso, enquanto o Filipe escolhia os temas e fazia as passagens, o Luís comandava a mesa de mistura, equalizando os graves e agudos. Houve um infeliz entornanço de cerveja sobre o iBook, mas o Luís salvou o momento com a t-shirt amarela dos Blablabla. Por falar em t-shirt, houve imensas pessoas a quererem comprá-la. Enquanto isto, a Maribel (namorada do Luís) tirou fotos e fez imensa promoção, distribuindo cartões com as infos dos Blablabla DJs. A actuação começou às 2h30 e por volta das 3h já se notava uma pequena enchente, com as pessoas a aproximarem-se cada vez mais do palco (infelizmente a zona dos DJs estava muito afastada do público...). Às 4h, pouco antes da entrada do DJ João Xavier, o Maré estava mesmo bem composto.


Alinhamento (excertos de...)
"William Tell Overture (Abridged)" - Gioacchino Rossini
"Meantime" - The Futureheads
"Sliver" - Nirvana
"Aerodynamic" - Daft Punk
"Crescendolls" - Daft Punk
"Body Movin' (Fatboy remix)" - Beastie Boys
"Brimful Of Asha (Fatboy Slim mix)" - Cornershop
"I See You Baby (Fatboy Slim remix) - Groove Armada
"Everybody Needs a 303" - Fatboy Slim
"Badder Badder Schwing" - Freddy Fresh
"Michael Jackson" - Fatboy Slim
"Going Out Of My Head" - Fatboy Slim
"Revolution 909" - Daft Punk
"Gold Digger" - Kanye West
"Get Ur Freak On" - Missy Elliot
"Shut Up" - Black Eyed Peas
"Lose Yourself" - Eminem
"Feel Good Inc." - Gorillaz
"Insane In The Brain" - Cypress Hill
"Smack My Bitch" - The Prodigy
"Star Guitar" - The Chemical Brothers
"Rez" - Underworld"
"Breathe" - The Prodigy
"Frequency" - Rex The Dog
"Pump Up The Jam" - Technotronic
"Rockin'Over The Beat" - Technotronic
"Sweetness" - Fischerspooner
"Emerge" - Fischerspooner
"Tribulations" - LCD Soundsystem
"Poney Part 1" - Vitalic
"Crispy Bacon" - Laurent Garnier
"I Love You" - Misstress Barbara
"Debaser" - Pixies